terça-feira, 1 de junho de 2010

Walter Benjamin revisto


Dia 14 de junho o Museu Victor Meirelles e a Fundação Joaquim Nabuco, ligada ao Ministério da Educação, realizam a oficina “Walter Benjamin: crítica da cultura e modernidade”, com o professor doutor Lucianno Gatti da Universidade Federal de São Paulo.

Nascido em Berlim, Alemanha, Walter Benjamin (1892-1940), tem uma vasta obra, que vai da filosofia à crítica da cultura e história da arte. A oficina pretende reconstituir o percurso intelectual de Benjamin a fim de explorar sua reflexão sobre a arte e sobre a cultura das primeiras décadas do século XX.

Crítico próximo dos debates artísticos mais relevantes da época, Benjamin dedicouse tanto a autores importantes como Franz Kafka, Marcel Proust e Bertolt Brecht quanto a avaliar as mudanças na experiência estética provocadas pelo surgimento da fotografia e do cinema.

A escolha do professor Luciano Ferreira Gatti, do curso de Filosofia da UFSP, e proposital, pois ele é autor do livro “Constelações. Crítica e verdade em Benjamin e Adorno” (Loyola, 2009). Além de possuir graduação em Filosofia, Direito, mestrado e doutorado em Filosofia e pesquisa de pósdoutorado na PUC/SP e na New School for Social Research, NY. O curso ocorre junto com o lançamento do III Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporânea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário