terça-feira, 1 de junho de 2010

Teatro para animação

De 20 a 27 de junho ocorre o 4º Festival Internacional de teatro de Animação – FITA Floripa. Esta edição foi divida em seis grandes grupos de ações, que serão desenvolvidas em vinte espaços teatrais na Grande Florianópolis, além de outros espaços em Joinville e Criciúma. Haverá espetáculos nas ruas, em casas de show, visita em instituições beneficentes, e o festival ainda concederá seis bolsas para atores de grupos catarinenses. Entre as atrações já confirmadas está grupos do Chile, Bélgica, França e Espanha, Alemanha e Peru.

Alguns apresentações, temas maduros serão tratados de forma direta e criativa, como no espetáculo A Morte de Dom Cristobal, do grupo Pelele Marionettes. O grupo através usa a técnica tradicional de marionetes do mediterrâneo, para contar a história universal da vontade de viver. O humor, a energia e a caricatura além do medo e da violência são temas abordados nessa montagem.

Outra montagem para adultos é Orlando Furioso, do grupo Sobrevento de São Paulo, baseado no texto homônimo de Ludovico Ariosto, que narra a história do amor que levou Orlando, o maior paladino da França, à loucura, pondo em risco o exército de Carlos Magno e o domínio cristão na Europa. A montagem conta com som ao vivo executada por três músicos.



Cortejo de bonecos

Está programado o cortejo de bonecos pelo centro de Floripa! No dia 21 de junho, às 16h, logo após a apresentação de As Aventuras de Uma Viúva Alucinada (programada para as 15h), do Grupo Mundaréu, de Curitiba, as companhias do Fita Floripa e todos os bonequeiros e entusiastas do teatro de animação da cidade estão convidados para desfilar pelas ruas da capital catarinense.



As Aventuras de Uma Viúva Alucinada

Música, pipoca, algodão doce e muito colorido vão alegrar as ruas da cidade. Leve seus filhos, alunos, amigos e família para participar e conhecer inúmeros tipos de bonecos e elementos cênicos que compõem os espetáculos do Festival. Na chegada, no Largo da Alfândega, haverá uma apresentação às 17h, do espetáculo de animação de objetos Les Polichineur de Tirois, da companhia belga Des Chemins de Terre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário