segunda-feira, 7 de junho de 2010

O disco que virou filme


O filme programado para a próxima quinta-feira, dia 10 de junho, dentro do Projeto Cinema Falado é Pink Floyd - The Wall, do diretor britânico Alan Parker. Produzido no ano de 1982, seu roteiro foi escrito pelo então vocalista e baixista da banda, Roger Waters que, apesar de cogitar ser o protagonista do filme, interpretando ele mesmo, desistiu da empreitada e contratou o ator Bob Geldof para o papel.

O mediador convidado é Gustavo Estivalet, estudante do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC.

The Wall conta a história de um rapaz chamado "Pink" que perdeu o pai na 2ª Guerra Mundial quando era criança. Como consequência, desenvolve uma relação muito estreita com a mãe, superprotetora, que escolhe desde as roupas até suas namoradas. Problemático na escola, com poucos amigos, tornou-se numa estrela de rock e se casou com uma atraente acompanhante do grupo.

No entanto a sua vida é completamente vazia e, durante uma alucinação causada pelas drogas, se imagina líder de um grupo neonazista que comanda a platéia "contra o muro" durante seus shows.


Duas cenas marcantes no filme retratam a guerra. A primeira com imagens de aviões em pleno voo, formando cruzes no céu, representando as inúmeras mortes decorrentes daquele conflito. A segunda, na brincadeira das crianças no trilho, onde Pink vê o rosto de pessoas em um trem onde todos são iguais.

Uma alusão a como eram vistas as pessoas nos trens que iam para os campos de concentração, ou seja, seres sem rosto, sem nome, sem identificação. Para os nazistas, uma raça inferior.

O filme é encarado por muitos críticos como um mega videoclipe, já que apenas duas das músicas que existem no disco não foram para o filme.

Outros já o classificam como um musical, embora as músicas não sejam executadas diretamente no filme. O fato é que há poucas falas em The Wall, sendo que a maior parte do filme é composta apenas de músicas de fundo, interpretadas ou em animações. Por fim, mesmo que Waters não tenha gostado muito do resultado do filme, o público sim. The Wall obteve relativo sucesso de público e de crítica, e depois ganhou status de filme cult.



A sessão do Pink Floyd - The Wall começa às 18h30min, na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita no projeto Cinema Falado. Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC. Informações: 48 3222-0692

Nenhum comentário:

Postar um comentário