quinta-feira, 10 de junho de 2010

Filmes para crianças e adolescentes começam dia 14 no FAM


Carrapatos que sugam gororoba, uma gata que convida um cão e um hamster para provar o melhor carreteiro do mundo, um pintinho discriminado por dois pássaros porque não sabe voar.

Histórias como essas estarão nas telas da Mostra Infanto-juvenil do 14º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM2010.
A mostra começa nesta segunda-feira, de graça, a partir das 9h, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Não é necessário pegar senha.
Entre os 21 filmes que serão exibidos para o público infantil e juvenil até a próxima quinta-feira, dia 17, estão produções em animação, ficção e documentário de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Chile.

São 15 títulos em animação, sendo três produzidos coletivamente pelo Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som da UFSC, Seca na Mesopotâmia, Lusitânia: histórias de guerra, contos do mar, e A barragem. Entre os destaques, está o único filme estrangeiro da mostra, a animação chilena El rey de las flores, de Vivienne Barry (foto).

Crianças a partir dos seis anos poderão curtir a antiga canção popular do cubano Silvio Rodriguez, recuperada especialmente para o filme com novo arranjo musical e texto adaptado.
O diretor Alê Camargo, ganhador do prêmio de Melhor Vídeo de Animação do FAM 2009 por A Ilha, apresenta um novo filme, Aziz, baseado no conto de mesmo nome de Hovhannes Tumanian.

O filme é sobre a promessa que um filho de caráter duvidoso faz ao pai, que está morrendo. Realizado pela Ozi Escola de Audiovisual de Brasília, foi selecionado para a próxima edição do AnimaMundi, em julho.
O único documentário da mostra, Brincantes, de Elisandro Dalcin e Nélio Spréa, do Paraná, faz um recorte do tempo mais precioso do dia numa escola: o recreio.

Durante os quatro dias da Mostra Infanto-juvenil, cerca de 3.000 crianças de escolas da Grande Florianópolis vão assistir aos filmes do festival em excursões escolares. A Panvision, organizadora do FAM, fez uma parceria com o Instituto Lagoa Social, que responde pela logística do transporte dos alunos. Serão 14 ônibus por dia, cedidos pela Udesc, chegando para as sessões às 9 e 14 horas. No ano passado, a mostra recebeu mais de 2 mil alunos.


O 14º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM2010 ocorre de 11 a 18 de junho, no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, no auditório da Reitoria e no Teatro, na UFSC.
Todas as sessões para as mais de 140 produções do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Uruguai, Cuba e Espanha são gratuitas.

A programação completa das mostras e eventos paralelos está no: http://www.audiovisualmercosul.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário